Skip to main content Skip to main navigation menu Skip to site footer
Editorial
Published: 03-06-2022

A Nutrologia brasileira perde um de seus maiores expoentes: Faleceu o Professor Doutor Domingo Marcolino Braile

Faculdade de Medicina, Fundação Padre Albino, São Paulo, São Paulo, Brasil
Departamento de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, FaculdadedeMedicina de São José do Rio Preto (Famerp), São Josédo Rio Preto, SP, Brasil

Abstract

Nutrir é, de acordo com o vernáculo, “prover de alimento, de substâncias ou elementos nutritivos, alimentar”. O Nutrólogo “avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças”. E já dizia Platão que: “o conhecimento é o alimento da alma”.

Prezados leitores, unamos estes três conceitos e chegaremos, sem dificuldade, à conclusão de que o Prof. Dr. Domingo Marcolino Braile foi, de fato, um grande expoente na área da Nutrologia.

Com seu dinamismo e liderança, sempre estimulou em todos a busca do conhecimento. Atento aos avanços tecnológicos, foi pioneiro na aplicação da ciência no desenvolvimento humano. Cuidar do corpo e alimentar a alma foi um de seus lemas principais.

Deixa um currículo invejável tendo passado com brilhantismo por várias áreas. Foi um autor prolífico, um colaborador incansável, um professor amoroso, um mestre da cirurgia. Repartiu o pão do conhecimento com todos os que tiveram o privilégio de compartilhar da sua presença. Deu também inestimáveis contribuições para a reativação de nossa Revista, tendo sido um dos Editores Assistentes.

Infelizmente, em decorrência de um comprometimento crônico e progressivo de seu estado de saúde, veio a falecer em março de 2020, deixando uma enorme lacuna que dificilmente será preenchida.

Fica aqui nossa sincera homenagem àquele que nutriu a todos nós com um dos melhores alimentos: o Conhecimento.

Metrics

Metrics Loading ...

How to Cite

Ribas Filho, D., & Godoy, M. F. de. (2022). A Nutrologia brasileira perde um de seus maiores expoentes: Faleceu o Professor Doutor Domingo Marcolino Braile. International Journal of Nutrology, 12(3), 81. https://doi.org/10.1055/s-0040-1710059