Abstract
Estimados leitores,
Nossa revista International Journal of Nutrology (IJN) bate hoje às portas do Futuro. Num mundo em constante transformação e com o conhecimento e a aplicação da Tecnologia Digital crescendo a passos largos, a chegada desse momento seria de todo modo inevitável. A ubiquidade dos chamados “smartphones” possibilitou a disponibilidade de milhões de monitores em contato contínuo com os usuários e o aparecimento da chamada “mobile health”.
Nos últimos anos vêm sendo publicados vários artigos científicos chamando a atenção para a utilização da telefonia celular como ferramenta auxiliar no registro de várias condições fisiológicas e na detecção precoce de situações de risco para os pacientes
A medição do fluxo sanguíneo, da frequência cardíaca, da pressão arterial sistêmica e da saturação de oxigênio, a estimativa do balanço autonômico e do gasto de calorias, a quantidade de atividade física, o estímulo à ingestão de água, a contribuição na previsão de quedas, arritmias e de crises convulsivas se incluem entre as dezenas de outras possibilidades de utilização.
Na presente edição, dois trabalhos se aprofundam no tema, destacando a utilização dessa abordagem de monitoração digital para auxílio diagnóstico em duas situações clínicas relevantes e de alta prevalência: a anemia e a alteração glicêmica. Esperamos que as informações aqui contidas, bem como as recomendações da ABRAN, relacionadas à avaliação do perfil nutricional dos alimentos industrializados, possam, em conjunto, contribuir para o conhecimento de todos.
Contamos, como sempre, com a colaboração e participação geral estimulando e divulgando os artigos aqui publicados, como também enviando material para publicação, o que é fundamental para manutenção regular das edições.
Boa leitura.
Os Editores